quinta-feira, 21 de junho de 2012

Didática Tradicional x Didática Contemporânea


O que é a Didática Tradicional?



A didática como teoria de ensino surgiu no século XVII, com o pensador Comênio. O capitalismo substituída o feudalismo, a burguesia se fortalecia como classe social. Essas mudanças propiciaram a centralização do poder político na figura do rei, à medida que se constituíam os Estados nacionais.
Junto a isso, aconteciam as rupturas na Igreja Católica das quais nasceram os movimentos protestantes. Dentre outras críticas, o Protestantismo postulava que a Bíblia deveria ser interpretada por cada indivíduo, e não por intermédio de um sacerdote. O saber, antes fechado nos mosteiros católicos, deveria estar disponível a leigos.
Esses fatores contribuíram para o interesse em sistematizar o ensino, e influenciaram a forma como a didática foi pensada.
Na Didática Tradicional, a escola é marcada pelo conservadorismo cultural. O Saber (conteúdo) já produzido é muito mais importante do que a experiência que o sujeito venha a possuir. A ênfase é dada à acumulação de conhecimento de todas as descobertas da humanidade. O importante é a quantidade de conhecimentos colocada e passada ao aluno, e não a qualidade dos mesmos. Isso torna central a transmissão desse conhecimento, que é determinado pelo professor e assimilado pelo aluno, tornando a prática pedagógica estática, sem que haja questionamento da realidade e das relações existentes, sem pretender qualquer transformação da sociedade.
O trabalho pedagógico, neste enfoque, mostra grande desvinculação da educação com a sociedade. A educação em nada contribui para a mudança social, ao contrário, evita todo processo de mudança por enfatizar o aspecto humanístico, que se desloca da realidade.
A didática tradicional é vista como “conjunto de normas e regras para ensinar a dar aula, que leva a centralização no método de ensinar (...). Os conteúdos, a prática pedagógica são neutros e completamente desvinculados de nossa realidade”.


 

O que é a Didática Contemporânea?



A Didática Contemporânea entende o aluno como sujeito do processo de ensino aprendizagem e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos mesmos e sua interação neste processo, onde ele também ajuda na construção.
Ela parte do princípio de que o aluno é o centro da escola em torno do qual se desenvolvem os programas curriculares e a atividade professor que é o orientador do processo educativo. São valorizados os princípios da liberdade, da individualidade e da construção coletiva. A avaliação é de natureza qualitativa, valorizando a participação ativa dos alunos e o seu crescimento individual dentro do processo de construção da sua aprendizagem.

Vídeo bem legal sobre como temos que nos adaptar para podermos passar o conteúdo!


Um comentário: